Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mitos De Nutrição - A má fama da cenoura

Hoje em dia toda a gente acha que percebe muito de nutrição, há sempre uma dica pronta a dar seja de que assunto for!
Já ouvi barbaridades que não imaginam. Quando ouço em conversas de café essas coisas e não me pedem a opinião (para quem não sabe sou nutricionista) eu limito-me a sorrir!!
O pior mesmo é quando tenho pacientes a darem-me "essas dicas" ai é diferente!

P- Hoje tive o dia todo só a comer pêras!
Eu-  Só a comer pêras?
Eu- Mas porquê?

P- Porque a minha amiga leu numa revista que se só comesse pêras eu perdia 1 kg por dia!!!
Eu - A serio?
Eu-  Então e se comer maçãs ou pêssegos quando é que a sua amiga acha que ia perder?

P - Não sei, lá dizia pêras!!


Muitas vezes ouço coisas deste género.




Esta semana já me perguntaram várias vezes se só se deve comer a cenoura crua porque a cenoura cozida engorda. Deve ter saído na revista Maria desta semana!


Ora vejamos:

100g de cenoura crua tem 19 calorias, 4,4 g de açucares e 0 de gordura
100g de cenoura cozida tem  17 calorias, 3,6 g de açucares e 0 de gordura


XANAMMM  Comam lá a cenoura à vontade!!!!


 

3 comentários:

  1. A informação que lhe faltou partilhar conosco é que a cenoura cozida tem é um alto índice glicémico, faz disparar a insulina e óbvio que isso não é bom. A batata tem o mesmo efeito. É por isso que se diz que engorda, não porque tenha gordura ou muito açúcar.

    ResponderEliminar
  2. Mas é nutricionista mesmo? é a primeira nutricionista que diz que isto é mito. Até a famosa Ágata Roquette não permite que se coma cenoura cozida nos primeiros tempos de dieta. Conheço n dietas famosas que dizem o mesmo da cenoura. Dietas desenvolvidas por médicos.. como por exemplo a South Beach. Os defensores da dieta paleo não comem nada que cresça abaixo da terra, tubérculos portanto...

    ResponderEliminar
  3. Devemos considerar que estão todos errados e a senhora certa?

    ResponderEliminar